Download Free Designs http://bigtheme.net/ Free Websites Templates

NOTÍCIAS FIPMoc

VESTIBULAR 2018

Confira os editais.

DIA DO PROFESSOR

Homenagem da Professora Fátima Turano - Diretora Executiva das FIPMoc

PROUNI

Aberto o prazo para renovação de bolsas

PUBLICIDADE E PROPAGANDA

Acadêmico do 2º Período é premiado em concurso do Ministério da Saúde e da UNESCO

CONCEITO DE EXCELÊNCIA

Engenharia Elétrica recebe nota 4 no MEC e é visto como o mais forte da região

NPJ

FIPMoc recebe Selo Instituição Socialmente Responsável  

VESTIBULAR 2018

FIPMoc agenda as provas para o dia 26 de Novembro

EMPREENDEDORISMO

Conheça os motivos para tirar a ideia do papel e se tornar um empresário júnior

VII SEMANA DO ADMINISTRADOR

Diversidade do conhecimento: oportunidade de negócios

NPJ SOLIDÁRIO

Mais Diálogos, Menos Violência

MELHOR IES DA REGIÃO

FIPMoc lidera o Ranking Universitário Folha (RUF) no Norte de Minas

ENGENHARIA DE MINAS

Diário Oficial da União (DOU) publica a portaria de reconhecimento do curso das FIPMoc

PLANTÃO PSICOLÓGICO

NASPP adere à campanha  “Setembro Amarelo” com prestação de serviços de plantão psicológico para atendimentos de urgência.

SELO MELHORES UNIVERSIDADES

Guia do Estudante destacou os cursos de Administração, Direito e Fisioterapia.

DIREITO

Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) vai ganhar novo prédio em endereço estratégico

UNASFIP

 

UNASFIP

Unidade Avançada de Simulações das Faculdades Integradas Pitágoras

Coordenação: Luiz Ernani Meira Junior

Ana Augusta Maciel

 

Missão

Oferecer excelência de qualidade na área da educação em saúde atuando como centro de formação e treinamento diferenciado em urgências e emergências médicas.

 

Visão

Ser o maior e melhor centro de simulação e treinamento do Estado de Minas Gerais participando de forma decisiva na educação continuada e permanente de estudantes de medicina, residentes e de médicos já formados.

 

Princípios Institucionais

Compromisso com a qualidade e ética;

Humanização e respeito à vida;

Exercício de transparência, confiança e valorização das pessoas na busca de ampliação de competências e do melhoramento contínuo;

Integração com a comunidade formando profissionais aptos a atender as demandas sociais.

 

Metodologia em Simulação

A educação médica baseada em simulação é uma metodologia de ensino relativamente nova que contribui na solução deste problema, propiciando aos acadêmicos de medicina o desenvolvimento de habilidades de maneira teórico-prática integrada, com maior segurança para o paciente, para o professor e para o próprio estudante. Dentre as inúmeras inovações no ensino médico, o emprego do treinamento de habilidades avançadas e as simulações clínicas em urgência e emergência representam uma importante ferramenta de aperfeiçoamento da formação profissional.

Com o uso de técnicas de simulação, o estudante tem a oportunidade de adquirir habilidades variadas, repetindo os procedimentos diagnósticos ou terapêuticos quantas vezes forem necessárias até atingir o estágio necessário de domínio. A execução da tarefa é observada, de modo que as devidas correções sejam feitas de imediato e o estudante receba os devidos comentários sobre a sua atuação.

Operando em condições de simulação, o processo de aprendizado, envolvendo a prática repetida, não vai representar risco ou desconforto para pacientes reais. Além disso, o emprego das técnicas de simulação permite que se ofereçam as mesmas oportunidades de aprendizado, prática e treinamento para todos os estudantes, de forma mais homogênea, sem depender das circunstâncias e do acaso envolvidos no aprendizado baseado em situações reais. Deste modo, os estudantes vão se encontrar muito mais preparados quando, na etapa de treinamento em serviço, se defrontarem com situações em que irão precisar executar o procedimento diagnóstico e terapêutico.

O curso de Medicina das Faculdades Integradas Pitágoras (FIPMoc), desde a sua criação, tem se preocupado com a qualidade da formação dos seus estudantes. Isto tem se evidenciado pela formulação de um currículo sólido e moderno, por incentivo a inovações conceituais e metodológicas, além do estímulo aos professores. Diante deste contexto, em uma ação inovadora, a Faculdade de Medicina das FIPMoc inaugurou em junho de 2011 o seu Laboratório de Simulações - LabSim. Foram iniciadas as atividades no segundo semestre de 2011 com a disciplina de Urgência e Emergência para o oitavo período da medicina. O LabSim é atualmente um centro de referência em ensino de Urgência e Emergência tanto para graduação dos cursos de medicina como para cursos de pós-graduação ou de extensão para todas as áreas da saúde.

Em 2017 o LabSim foi reformulado e ampliado e assim nasceu a UNASFIP (Unidade Avançada de Simulações das FIPMoc). Hoje, contamos com um importante e avançado centro de simulações capaz de oferecer um treinamento de excelência para nossos alunos da graduação, além de podermos ofertar cursos de extensão e de pós-graduação na área de urgência e emergência.

 

Área de atuação (disciplinas/módulos)   

Uma das principais áreas onde o ensino das habilidades esbarra nos preceitos bioéticos é a Urgência e Emergência. Nestas situações, nos deparamos com pacientes graves e com risco eminente de morte. Muitas das vezes, durante a graduação, o estudante tem um aprendizado teórico na disciplina de Urgência e Emergência e, nas atividades práticas, comporta-se como observador passivo. Ao se formar, este novo profissional tem que executar procedimentos sem antes, na graduação, ter tido a oportunidade de fazê-los sozinhos. O treinamento destas habilidades médicas tem um papel fundamental não só na formação do futuro médico, mas também na necessidade de manter-se em um programa de educação continuada. Por essas razões, a UNASFIP tem como foco o treinamento das habilidades em Urgência e Emergência.

 

Quais períodos utilizam

Atualmente, a UNASFIP atende ao curso de medicina com as seguintes disciplinas e nos seguintes períodos:

 

-              1˚ Período: disciplina de Habilidades

-              1˚ Período: disciplina de Suporte Básico de Vida

-              4˚ Período: disciplina Técnica Cirúrgica

-              8˚ Período: disciplina de Clínica Cirúrgica

-              8˚ Período: disciplina de Urgência e Emergência – ATLS                        

-              8˚ Período: disciplina de Urgência e Emergência- ACLS

-              11˚ Período: disciplina Urgência e Emergência II – Ultrassom

-              11˚ Período: disciplina de Urgência e Emergência II – Cardiologia

-              11˚ Período: disciplina de Urgência e Emergência II – Pediatria 

 

Corpo docente

Luiz Ernani Meira Junior (Mestre – Cirurgião – Intensivista);

Paulo Fernando Aguiar (Especialista – Clínico – Intensivista);

Renata de Carvalho Bicalho Carneiro (Mestre – Cardiologista);

Luciana Mendes Araújo (Doutora – Radiologista);

Barbara Vianna (Especialista Cirurgiã – Intensivista);

Silvio Leonardo (Especialista Clínico – Intensivista);

Fabiana Maia Borborema (Especialista Pediatra);

Eduardo Gonçalves (Doutor Pediatra).

 

Estrutura Física

- Sala de treinamento de habilidades e de simulação de média fidelidade voltada para urgência e emergência pediátrica. (Neste espaço ainda estamos iniciando a preparação para treinamento em urgências gineco-obstétricas);

- Sala de treinamento de habilidades e de simulação de média fidelidade voltada para urgência e emergência adulto. Módulos de ATLS e ACLS;

- Sala para treinamento de habilidades em técnicas cirúrgicas;

- Sala de centro cirúrgico simulada para treinamento comportamental e simulações de media fidelidade;

- Sala para treinamento simulado de alta fidelidade em protocolos de urgência e emergência adulto (CTI e pronto-socorro);

- Sala para treinamento de ultrassom point of care e que também está preparada para funcionar como consultório simulado;

- Sala para de briefing, discussão de casos e protocolos além de funcionar como central de controle para sala de simulação de alta fidelidade;

 

Cursos de extensão que podem ser oferecidos

1-            Casos clínicos em medicina de emergência;

2-            Semiologia do paciente crítico;

3-            Suporte básico e avançado em vias aéreas;

4-            Atendimento inicial ao politraumatizado (com base no ATLS);

5-            Atendimento inicial a parada cardiorespiratória ( com base no BLS/ACLS);

6-            Urgências pediátricas.

 

 

         

twitter

instagram

facebook