Acervo

Política institucional de atualização do acervo

A ampliação e atualização do acervo conta com recursos financeiros oriundos das Faculdades Integradas Pitágoras – FIPMoc e, ainda, com doações de particulares e de instituições governamentais e não-governamentais, nacionais e estrangeiras. Semestralmente são adquiridos novos títulos de monografias conforme solicitações dos professores, dos coordenadores e sugestões de usuários; e anualmente são assinados e renovados os títulos de periódicos.

Obras

A Biblioteca, das FIPMoc possui um acervo com expressiva qualidade e quantidade, a fim de atender a demanda dos usuários. A bibliografia básica e complementar está em constante processo de atualização e ampliação. O acervo é formado por livros, periódicos, CDs, DVDs, Revistas, Jornais, Bases de Dados etc.

Obras de referencia

São obras de referência: Enciclopédias, Dicionários, Teses e Dissertações, Obras Raras, Periódicos, Almanaques, Trabalhos de alunos.

Periódicos

O acervo de periódicos pode ser consultado através de listagem ou nos terminais. Os periódicos são colocados em estantes expositivas, para facilitar a visualização do leitor, e atualizados diariamente, conforme periodicidade. Mensalmente, as revistas são armazenadas nas estantes em ordem de título e ano.

Informatização

Para a informatização do setor, foi utilizado o software "SOPHIA" software da Prima Informática. O acervo bibliográfico encontra-se informatizado através do Programa de Bibliotecas do Sistema SOPHIA.Todo o acervo pode ser consultado através dos terminais de computadores, que permitem aos usuários consultas por autor, título, assunto. O usuário tem acesso, nos terminais da biblioteca, aos Bancos de dados de Universidades e aos sites específicos via Internet. Pode também utilizar o serviço de comutação bibliográfica (COMUT) e o "Serviço Cooperativo de Acesso a Documentos - SCAD", Serviço Cooperativo de Acesso ao Documento do Sistema Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde - Sistema BIREME.

Sistema de Segurança do Acervo

Há, no local, sensor e câmeras de vídeos. O acervo esta equipado com um sistema antifurto (sistema de detecção que desestimula qualquer tentativa de retirada de material não-autorizado, reduzindo o número de “situações” de alarme).

Site FIPMoc

Ir para o Site