Dia de Conscientização Contra o Câncer de Mama

Passeata de conscientização para a prevenção e o diagnóstico do câncer de mama

O diagnóstico precoce e o tratamento adequado são caminhos para o enfrentamento do câncer de mama. Para promover a conscientização, a Casa de Apoio Santa Bernadete, a Santa Casa de Montes Claros e as Faculdades Integradas Pitágoras – FIPMoc realizam, no dia primeiro de outubro, um dia de saúde na abertura do Outubro Rosa. O objetivo das instituições é chamar a atenção para o assunto e convocar toda a sociedade para pensar sobre o câncer de mama.

O dia de conscientização terá início às 7h da manhã com a concentração na Praça Honorato Alves (Praça da Santa Casa).  Em seguida o grupo sairá em caminhada até o Ibituruna Shopping, onde será realizado um dia de saúde com palestras sobre o câncer de mama, shows e distribuição de brindes. “Eu que lido todos os dias com a realidade da doença vejo que esse evento é uma forma de promover a conscientização de toda a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce, além de promover a Casa de Apoio Santa Bernadete e a causa”, diz o Enfermeiro da Casa Felipe Soares Amaral. 

Quem participar da caminhada receberá um kit com viseira e uma camiseta rosa exclusiva com um desenho feito pela Artista Plástica Conceição Melo.  A Diretora de Eventos da Casa de Apoio Santa Bernadete, Sônia Alencar acredita que o enfrentamento da doença é responsabilidade de toda a sociedade e que campanhas, como a do próximo sábado, são fundamentais para chamar a atenção. “Queremos que as pessoas conheçam nossa causa, mas que acima de tudo se alertem para o problema de saúde pública”, destaca ela.

Sobre a doença

Segundo o Instituto Nacional de Câncer – INCA o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres e corresponde a 25% dos casos a cada ano.  

A doença é relativamente rara antes dos 35 anos e acima desta idade a incidência cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos. Em 2016 cerca de 58 mil novos casos serão diagnosticados no Brasil e estima-se mais de 14 mil mortes. O número de mortes poderia ser reduzido com o diagnóstico precoce.

Copyright © 2013 Faculdades Integradas Pitágoras. Todos os direitos reservados.

Av. Professora Aida Mainartina Paraiso, 80 - Ibituruna Montes Claros-MG Tel.: 38 3214-7100