MARKETING DIGITAL: O QUE É E A IMPORTÂNCIA DE UTILIZÁ-LO.

christian.fwCom a revolução industrial e o surgimento da concorrência, nasce o que hoje se torna imprescindível para qualquer empresa: o marketing. A tecnologia evolui, a sociedade muda e surge a internet. Novamente uma grande mudança na configuração do mercado ocorre e surge o marketing digital.

Marketing digital, é de forma simplificada as práticas de marketing aplicadas no ambiente digital, ou seja, na internet e nas tecnologias móveis com o intuito de auxiliar e complementar as estratégias gerais da empresa.

Algumas pessoas podem estar se perguntando: “mas, por que eu deveria me preocupar com isso?” A resposta é bem simples: porque grande parte dos consumidores já se encontram no meio digital! Deixar de utilizar essa poderosa ferramenta não é apenas deixar de aproveitar uma grande oportunidade, mas principalmente, permitir que os seus concorrentes aproveitem a sua falha e conquistem seus espaços.

http://martinicadigital.com.br/wp-content/uploads/2015/05/post1.jpg

Dito isso, vamos listar aqui algumas estratégias simples que podem trazer grandes resultados para o seu empreendimento.

1- Identifique seu público-alvo e como atingi-lo de forma eficiente.

Saber com quem está falando é a melhor forma de adequar a sua linguagem e os meios utilizados para falar. Analise onde a maior parte do seu público está. São eles utilizadores de redes sociais, ou simplesmente buscam informações em sites? São pessoas que compram pela internet, ou apenas buscam informações e compram em lojas físicas? Qual linguagem mais adequada a essas pessoas, devo falar de forma coloquial ou utilizar uma linguagem mais formal?

2- Aposte na mídia correta.

Se você já conhece seu público, agora chega o momento de decidir quais ferramentas serão utilizadas para chegar a ele da melhor maneira. Redes sociais (Facebook, Twitter, Instagram), Blogs, Sites, Canais no Youtube e outros serviços, são os principais meios que temos atualmente para conseguir impactar nosso cliente. Escolher de forma consciente poupa esforços em vão e traz melhores resultados do que simplesmente utilizar todos de forma errada e fraca.

3- Invista no conteúdo.

Não basta simplesmente decidir trabalhar com redes sociais e sites e não fornecer ao cliente nenhum conteúdo de seu interesse. Busque por assuntos que sejam pertinentes ao seu consumidor. Organize as informações que você deseja passar de forma inteligente e mantenha a periodicidade. Não adianta também postar algo hoje e só voltar a mexer com isso no dia 25 de dezembro para desejar um Feliz Natal!

4- Relacione-se com seu cliente.

Muitas pessoas acham que a internet serve apenas para vender e deixam de lado o seu maior potencial: o relacionamento! Não pense apenas em vender, vender, vender. Busque se relacionar com seu público-alvo, indo além de uma simples transação comercial. As pessoas gostam de ser ouvidas, bem tratadas e de obter respostas para seus questionamentos. Busque sempre responder às críticas da melhor forma, de agradecer os elogios e tente sempre criar proximidade com todos aqueles que compram seus produtos e/ou utilizam seus serviços. Se feito de maneira correta, essa prática não gera como consequência apenas as vendas, mas sim a fidelização do consumidor, algo tão difícil nos dias de hoje.

5- Aprenda com os seus erros e acertos.

Umas das maiores possibilidades que a internet nos oferece nos dias de hoje é o famoso Feedback! Redes sociais, sites e diversas outras ferramentas, já nos oferecem verdadeiros relatórios de como as coisas estão caminhando. Além disso, observe as práticas que mais estão dando certo, as que deram errado e avalie o porquê das mesmas. Identificar esses pontos, evita o comodismo e alavanca a evolução, nos impulsionando cada vez mais a buscar o melhor para o nosso empreendimento.

O marketing digital é algo muito mais abrangente e completo do que essas 5 dicas, mas com toda certeza elas são um bom ponto de partida para todos aqueles que buscam entrar no mundo digital. Existem inúmeras ferramentas no mercado que auxiliam no desenvolvimento dessas estratégias e o site Marketing de Conteúdo fez uma lista com quase 50 delas, que vale muito a pena você conferir. O link deles está logo aqui: http://marketingdeconteudo.com/ferramentas-de-marketing-digital/

    • Comecei a estudar sobre marketing digital recentemente e estou adorando. No princípio achei que era fácil mas vi que envolve muito trabalho e estudo aplicado. Mas uma grande vantagem de se ter um negócio utilizando o marketing digital é que depois de um tempo estabilizado ele se torna automático.

Deixe seu comentário