MEC divulga resultados da ANASEM. FIPMoc atinge nota acima da média nacional.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP divulgou os resultados da Avaliação Nacional Seriada dos Estudantes de Medicina (Anasem) na última sexta-feira (24/03), e as Faculdades Integradas Pitágoras (FIPMoc) tiveram nota acima da média nacional.

Já na primeira edição do exame, com as provas realizadas no dia 09 de novembro do ano passado, os acadêmicos do 3º e 4º períodos foram os selecionados para realização da prova. E, mais uma vez, as FIPMoc foram destaque.

“Obtivemos a nota acima da média de Minas Gerais, Sudeste e Brasil. Para ter uma ideia, em proficiência avançada atingimos uma nota três vezes maior do que a média nacional”, informou o coordenador do curso, Dr. Antônio Caldeira. Segundo ele, a dedicação dos professores, estudantes e coordenadores é um trabalho conjunto para que aconteça os resultados, com forte apoio das diretrizes da instituição. “O trabalho da comissão de avaliação tem modificado o processo de ensino e aprendizagem para todos os cursos, dentre eles a Medicina”, afirmou.

Trabalho reconhecido pelo acadêmico Matheus Vilas Boas, matriculado no 5º período do curso. Para ele, a própria metodologia de ensino das FIPMoc já vale como preparação. “Devido à metodologia da faculdade, temos uma cultura de ir atrás do conhecimento e das informações que são consolidadas durante as tutorias. Além disso, o curso nos facilita a consolidar tudo na prática no dia a dia. Isso nos ajuda a fixar os conteúdos, facilitando na realização da prova”.

“Ficamos muito felizes com o resultado dos alunos na avaliação seriada feita pelo MEC”, comemorou a diretora Executiva das FIPMoc, Professora Fátima Turano. “O que mais nos impressionou foi o fato que nossos alunos, no desempenho avançado – sempre com capacidade de ir além, de extrapolar – obtiveram a nota 5,3%, enquanto a média nacional foi de 1,9%”, disse. Para ela, a proposta pedagógica é um dos diferenciais na formação acadêmica: “Atribuímos isso ao trabalho pedagógico desenvolvido, à comissão de avaliação, que desenvolve com os professores análise dos tipos de questões abertas e fechadas e o projeto interdisciplinar. Enfim, pelo relatório da reunião realizada no MEC em que o coordenador do curso, Dr. Antônio, participou e nos relatou, temos certeza de que estamos no caminho certo. Quero parabenizar toda equipe do curso de medicina: alunos, professores, técnicos e coordenação pelo sucesso obtido. Juntos podemos mais!”, finalizou a diretora.

A segunda edição da Anasem acontecerá no dia 18 de outubro de 2017 e será aplicada para os estudantes matriculados no 2º ano dos cursos de Medicina. Em breve, o Inep divulgará as informações sobre os procedimentos de inscrição.