Inaugurada a Unidade Avançada de Simulações FIPMoc

Na tarde da última quarta-feira, 26 de abril, as Faculdades Integradas Pitágoras (FIPMoc) inauguraram um novo espaço voltado à práticas acadêmicas. O evento aconteceu no primeiro piso do campus – local onde agora passa a funcionar a Unidade Avançada de Simulações das FIPMoc (UNASFIP).

Diretores, superintendentes e representantes dos principais órgãos regionais da saúde pública e privada estiveram presentes na solenidade de inauguração da UNASFIP “Um espaço inovador que simula atendimentos reais em urgência e emergência, estruturado com equipamentos sofisticados na medicina”, classifica o coordenador do curso, Dr. Antônio Prates Caldeira. Para ele, a instituição preocupa em unir teoria e prática na perspectiva da melhor formação profissional.

Durante o evento de inauguração, a diretora Executiva das FIPMoc, Professora Fátima Turano, salientou que a estrutura da UNASFIP iguala é às maiores faculdades do país. “O espaço teve a necessidade de crescimento e pensamos em oferecer ao aluno aquilo que ele encontra no hospital, inclusive com CTI, Centro Cirúrgico, Pediatria, Ginecologia, Obstetrícia e toda estrutura ofertada em um hospital convencional. O objetivo é que o local sirva para estimular pesquisas, trabalhos e cursos, sempre buscando o aperfeiçoamento”, diz.

O Professor e médico Luiz Ernani Meira Junior explica que, desde 2010, quando retornou a Montes Claros, depois de 20 anos fora, criou o projeto e apresentou à diretora Fátima Turano, que, no ano seguinte, implantou e ampliou, chegando ao nível atual. Ele destaca que que foi criado o “Guia de Simulações em urgência e emergência”, de autoria de Ana Augusta Maciel de Souza, Brendow Ribeiro Alencar, Fabiane Mendes de Souza e Luiz Ernani Meira Júnior – grupo de profissionais e acadêmicos das FIPMoc. Na oportunidade, Fátima Turano foi presenteada com o livro e anunciou que a obra será publicada pela editora FIPMoc.

Momento de emoção foi quando o médico Brendow Ribeiro Alencar, recém graduado em Medicina pelas Faculdades Integradas Pitágoras, falou sobre sua passagem como aluno da instituição. Segundo ele, é fundamental que as coordenações das faculdades de Medicina de todo o país tenham noção dessa responsabilidade como as FIPMoc tem, adotando formas de treinamento de habilidades com simulações clínicas em urgência e emergência. “O primeiro contato que tive com o Laboratório de Simulações (Antigo LabSim) foi no 8º período, quando as salas ainda eram lá no último andar do NASPP e, com certeza, aquele aprendizado da abordagem ao trauma com o professor Ernani, e da abordagem à parada cardiorrespiratória, com o professor Eduardo, foi uma experiência fundamental e de extrema importância para chegar no internato de Urgência e Emergência no 9º período de uma forma diferenciada”, lembra Alencar. “Até hoje colho bons frutos desse aprendizado prático”, reconhece o ex-acadêmico das FIPMoc.

E para dar início aos trabalhos e estudos na mais nova Unidade Avançada de Simuções o padre Ivan Clementino, também acadêmico de Medicina das FIPMoc, fez uma breve homilia e rogou bênçãos às instalações da UNASFIP. “Nessa semana, fiz uma cirurgia na Santa Casa, com sucesso, graças aos estudos práticos que recebi aqui na faculdade”, ressaltou o Clementino.

Na manhã da quinta-feira seguinte, o espaço foi aberto àqueles que, de fato, são a razão maior desta implantação: os acadêmicos. O evento foi coordenado pelo professor Luiz Ernani e contou com um café da manhã e visitação ao espaço.

A Unidade Avançada de Simulações das FIPMoc é localizada no primeiro piso do campus FIPMoc, na Av. Professora Aída Mainartina Paraíso Nº80, Ibituruna.