Obras avançadas para implantação do curso de medicina em Guanambi (BA)

Desde que foi publicada no Diário Oficial da União (03/11/16) a assinatura do convênio entre o Ministério da Educação (MEC) e a Sociedade Padrão de Educação Superior, Instituição de Ensino vencedora em primeiro lugar na licitação para ofertar o Curso de Medicina em Guanambi-BA, no sudoeste baiano, a Turano Construtora não poupa tempo nem esforço para entregar a sede que promete potencializar o setor universitário da região.

Nas últimas segunda e terça-feira (08 e 09 de maio) a diretora Executiva da instituição, professora Fátima Turano, visitou as futuras instalações, com endereço na Av. Governador Waldir Pires, bairro Santa Catarina, Nº 215, e revelou que ficou surpreendida com o andamento da obra.

A diretora já vislumbra progresso para um futuro próximo na cidade e compara Guanambi (BA) com Montes Claros (MG), vista atualmente como referência estudantil: “Guanambi será um polo universitário, assim como Montes Claros. O desenvolvimento e crescimento da cidade é uma característica que a educação permite. Outro grande fator é a mudança de perspectiva na vida da população. São empregos e oportunidades de melhoria da qualidade de vida”, ressaltou.

De acordo com ela, é preciso ter atenção aos prazos estabelecidos pelo Ministério da Educação para dar sequência a implantação da faculdade. “O MEC fará uma auditoria para comprovar se todos os itens colocados no projeto estarão disponíveis aos alunos. Só a partir disso poderemos iniciar as atividades. A visita já foi marcada pelo MEC”, informou Fátima Turano.

Ainda durante a passagem pela cidade de Guanambi, na companhia dos diretores Rafael Gontijo e Élio Soares, além do coordenador do curso de Medicina, Antônio Prates Caldeira; do engenheiro responsável pela obra, Guilherme Turano e do assessor de comunicação Gustavo de Castro, Fátima visitou a prefeitura para deliberar assuntos técnicos sobre o Programa Mais Médicos, bem como a aceleração da implantação. “O projeto prevê, também, melhorias para os postos de saúde onde os alunos serão acompanhados de preceptores desde o primeiro período do curso, internato nos hospitais em função do número de leitos disponibilizados pela Prefeitura e para culminar, a residência médica em Saúde da Família”, disse a diretora ao prefeito Jairo Magalhães e ao secretário de Saúde, André Moitinho.

Otimista com a chegada das FIPGuanambi, o prefeito acredita em uma nova cultura para a cidade. “Já visitei diversas vezes a construção do prédio. A obra está em um ritmo impressionante, tenho plena certeza que será um marco para a cidade, que se firma de vez como polo de educação superior”, frisou Jairo Magalhães durante a reunião.

Também confiante no breve início dos trabalhos, com todas as exigências legais do poder público, Fátima Turano garante cumprir com o edital de implantação: “Estamos com tudo planejado nos mínimos detalhes para que possamos realizar o vestibular ainda esse ano”, finalizou.