MEDICINA

FIPMoc firmam parceira com a Santa Casa de Montes Claros como Hospital Escola

As Faculdades Integradas Pitágoras (FIPMoc) firmaram uma importante parceria para seu curso de Medicina. A Santa Casa de Montes Claros, o maior hospital do Norte de Minas, que já recebia os acadêmicos das FIPMoc para práticas hospitalares, passará a atuar como único Hospital Escola da instituição.

Com 392 leitos, sendo 30 deles destinados à Terapia Intensiva, para atendimento geral, neonatal e coronariano; 2.100 colaboradores, sendo mais de 400 médicos; a Santa Casa realiza mais de 100 mil procedimentos por mês, ocupando lugar fundamental para o desenvolvimento do cenário regional da saúde, pela estrutura, volume de atendimento e foco na assistência médico-hospitalar de alta complexidade.

As FIPMoc, que recentemente, receberam conceito de excelência pelo Ministério da Educação (MEC) através da classificação anual do Índice Geral de Cursos (IGC), principal indicador da qualidade do ensino superior brasileiro, possuem um dos mais conceituados cursos particulares de medicina da região e um laboratório de prática hospitalar de alto nível.

Com o objetivo de reforçar o foco em prática, inovação e melhoramento contínuo, o superintendente da Santa Casa de Montes Claros, Maurício Sérgio Sousa e Silva, entende a parceria como um passo importante na formação dos acadêmicos, uma vez que a Instituição é uma das poucas de Minas Gerais a receber a certificação de Hospital de Ensino e Pesquisa concedida apenas para hospitais que mantêm patamar de excelência de acordo com manual de exigências e vistorias do MEC e do Ministério da Saúde.

“Poder realizar as práticas hospitalares na Santa Casa é um diferencial para quem está iniciando na carreira, pois o hospital é a única referência de atendimento em alta complexidade para mais de 86 municípios, ou seja, Norte de Minas, sudoeste da Bahia e os Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Os acadêmicos terão a oportunidade de conhecer e aprender o que existe de mais moderno em relação a tratamentos, procedimentos e condutas médicas”, diz.

Para a Diretora Executiva das FIPMoc, professora Fátima Turano, é muito gratificante receber a novidade para o futuro do curso de Medicina: “Estou muito feliz. A Santa Casa ser Hospital Escola das FIPMoc é uma grande conquista! Nossos alunos irão estagiar no melhor e maior hospital do Norte de Minas. Acreditamos que esta parceria será um sucesso porque ambas as partes se beneficiarão do convênio. Agradeço a direção do hospital na pessoa do superintendente Maurício Sérgio e do provedor Heli Penido”, ressalta.

A novidade anima o coordenador do Curso de Medicina das FIPMoc, Dr. Antônio Prates Caldeira, que destaca como um importante feito contar com a parceria. “Nossos alunos terão à sua disposição um ambiente de práticas de média e alta complexidade, com oportunidades de aprendizado para uma formação de excelência. Os estudantes contarão, a partir de agora, com maior carga horária de práticas, desenvolvendo habilidades e competências em uma estrutura hospitalar que é a mais completa da região e que recebe casos clínicos e cirúrgicos de uma grande extensão territorial que vai além do norte de Minas. E a atuação dos acadêmicos continuará contando com a supervisão de grandes médicos e professores, ligados ao hospital”, explica.

Com o acordo firmado, tanto os discentes das FIPMoc, quanto os futuros alunos da FIPGuanambi, que, em breve, abrirá inscrições para o seu primeiro vestibular de Medicina na cidade de Guanambi/BA, poderão interagir no ambiente do Hospital Escola, agregando valor à sua formação, com atividade assistencial através da geração e difusão de conhecimento, inovação e transferência de tecnologia.