Fisioterapia tem Unidade Avançada de Simulação (UNASFIP) como novo centro de práticas

Na tarde da última sexta-feira (21/09) as Faculdades Integradas Pitágoras (FIPMoc) realizaram a cerimônia de implementação do curso de Fisioterapia com a Unidade Avançada de Simulação das FIPMoc (UNASFIP) através da Ventilação Mecânica.

Durante a cerimônia, ficou oficializada que, a partir deste semestre, os acadêmicos de Fisioterapia utilizarão as estruturas de um dos maiores espaços para simulação de procedimentos médicos em faculdades.

De acordo com a diretora executiva das FIPMoc, Professora Fátima Turano, a Unidade Avançada de Simulação tem o propósito de aperfeiçoar o treinamento das várias práticas hospitalares antes que acadêmico tenha contato direto com o paciente. E com a participação efetiva de fisioterapeutas nos centros de terapia e recuperação, a UNASFIP terá papel fundamental na formação dos alunos. “A Fisioterapia é veterana dentre nossos cursos das FIPMoc. E, assim como nossa proposta pedagógica vem evoluindo, é preciso inovar na metodologia de ensino e prática, é preciso sair na frente. Ao longo de todos esses anos, o coordenador Ricardo de Paula acompanha essa evolução e aplica no curso.

“Opção a mais para graduar profissionais gabaritados a atuar em todas as áreas da Fisioterapia”, considera o coordenador. Ele agradece o empenho das FIPMoc em proporcionar a melhor infraestrutura aos acadêmicos aplicando a multidisciplinaridade.

Segundo o Prof. Ernani Meira, coordenador da Unidade Avançada de Simulação das FIPMoc, a presença de estudantes de Fisioterapia vai tornar a rotina do espaço ainda mais completa: “Temos aqui os melhores equipamentos para aproximar o máximo que podemos da realidade hospitalar. Vimos que a Santa Casa de Montes Claros adquiriu uma série de equipamentos para Ventilação Mecânica, então Ricardo e eu fomos a São Paulo para trazer a mesma aparelhagem”, disse o professor.  “É empolgante ver novos alunos, com uniformes verdes, se juntarem aos da Medicina, com uniformes azuis e em breve, podemos ampliar aos estudantes de enfermagem, odontologia etc”, concluiu.

Uma das professoras responsáveis pelas práticas acadêmicas na UNASFIP, Paula Moura, comemorou a conquista e falou sobre a importância da capacitação da Ventilação Mecânica em centros de terapia intensiva e na reabilitação de pacientes. Ao fim da cerimônia, a Professora Paula ministrou uma aula demonstrativa no laboratório de práticas de simulação de terapia intensiva. Participaram da aula os acadêmicos de Fisioterapia, professores, diretores das FIPMoc e autoridades da Santa Casa de Montes Claros.