Pesquisa de professor da Fisioterapia FIPMoc com videogames busca trabalhar o equilíbrio em paciente idosos.

Acontece nas dependências da clínica de fisioterapia do NASPP a coleta de dados da pesquisa de doutorado intitulada Análise neuropsicofisiológica de indivíduos com sequelas de AVE. (acidente vascular encefálico) submetidos a exercícios baseados em realidade virtual. Essa pesquisa tem o objetivo de verificar quais os efeitos do treinamento com videogames ativos sobre o equilíbrio e funções cognitivas de pacientes idosos com sequelas de AVE, bem como comparar os tratamentos realizados com o Nintendo Wii, Microsoft Xbox/Kinect e o convencional.

A pesquisa é conduzida pelo prof. Ms. Túlio Brandão Xavier Rocha, atualmente docente no curso de Fisioterapia, doutorando pela Universidade Federal Fluminense (UFF), e membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Neurociência, Exercício, Saúde e Esporte (GENESEs) da Unimontes, sob a orientação do prof. Dr. Renato Sobral Monteiro Júnior (professor do programa de pós graduação em Ciências da Saúde na Unimontes e de Neurociências na UFF), e envolve acadêmicos dos cursos de fisioterapia e medicina das FIPMoc.

No momento, a equipe realiza um estudo preliminar cujo objetivo é verificar o equilíbrio de pessoas idosas, o padrão de atividade muscular durante os jogos no Wii e Xbox, e a relação entre esses parâmetros. A avaliação do equilíbrio estático é realizada por meio de um procedimento denominado estabilometria, no caso realizada com a plataforma de força da Nintendo (Wii Balance Board), com os olhos abertos, fechados e com dupla tarefa. A atividade muscular é verificada através da eletromiografia de superfície dos músculos do quadril e tornozelo. Por meio dos resultados obtidos, os jogos serão escolhidos para a pesquisa com pacientes com sequela de AVE e permitirão a comparação do Wii com o Xbox.

O projeto foi apresentado no Encontro Brasil-Noruega, promovido pela UFRJ. Ao final do estudo será possível determinar qual é o equipamento mais efetivo como técnica complementar no treinamento de equilíbrio em pacientes com sequelas de AVE, as vantagens de sua utilização, e a relação entre a melhora da estabilidade e as funções cognitivas além de sistematizar os jogos para os propósitos específicos do tratamento.