Download Free Designs http://bigtheme.net/ Free Websites Templates

O que é o CEP?

O Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) das Faculdades Integradas Pitágoras é um órgão colegiado, de natureza técnico-científica, constituído nos termos da Resolução nº. 466/2012 do CNS - Conselho Nacional de Saúde e possui caráter consultivo, deliberativo e normativo em relação à condução de pesquisas envolvendo seres humanos. Sua atuação se orienta pela preservação dos aspectos éticos em defesa da integridade e dignidade dos sujeitos das pesquisas, considerados de forma individual ou coletiva, levando-se em conta o pluralismo moral da sociedade brasileira, em observância aos princípios da ética em pesquisa.

Devidamente regulamentado junto à Comissão Nacional de Ética em Pesquisa do Conselho Nacional de Saúde (CONEP), o CEP das FIPMoc está recebendo as propostas de pesquisa em formato eletrônico, através da Plataforma Brasil (http://aplicacao.saude.gov.br/plataformabrasil/login.jsf).

Essa Plataforma Brasil de base nacional e unificada de registros de pesquisas envolvendo seres humanos para todo o sistema CEP/CONEP. Ela permite que as pesquisas sejam acompanhadas em seus diferentes estágios - desde sua submissão até a aprovação final pelo CEP e pela CONEP, quando necessário -, possibilitando, inclusive, o acompanhamento da fase de campo, o envio de relatórios parciais e dos relatórios finais das pesquisas (quando concluídas). O sistema permite, ainda, a apresentação de documentos também em meio digital, propiciando à sociedade o acesso aos dados públicos de todas as pesquisas aprovadas. Pela Internet, é possível a todos os envolvidos o acesso, por meio de um ambiente compartilhado, às informações em conjunto, diminuindo, de forma significativa, o tempo de trâmite dos projetos em todo o sistema CEP/CONEP. A interface da Plataforma Brasil é bastante amigável, isto é, de fácil manuseio até mesmo para os usuários sem grande experiência nos recursos computacionais.

 

Membros

O Comitê de Ética em Pesquisa das FIPMoc está constituído por professores representantes de distintas áreas do conhecimento e um representante da sociedade: Adriana Benquerer Oliveira Palma, Carlos Eduardo Mendes D’angelis, Cynara Silde Mesquita Veloso, Daniela Araújo Veloso Popoff, Josiane Santos Brant, Regina Célia Fernandes Teixeira,  Roseane Durães Caldeira,  Antônio Prates Caldeira, Maria Florisana Lopes de Sena e Almeida (Representante da sociedade), sob a Coordenação de Dorothéa Schmidt França e assistências da secretária Raquel Barbosa de Aquino.

As reuniões mensais estão inseridas no calendário das atividades das Faculdades Integradas Pitágoras, e são realizadas na sede das FIPMoc, conforme dia e horário pré-estabelecidos.

Os professores envolvidos em pesquisa científica e os estudantes que compartilham dessas investigações acadêmicas têm a oportunidade de submeterem seus projetos ao CEP FIPMoc, por meio da página de acesso da Plataforma Brasil, seguindo as orientações emanadas pelo próprio site. As Faculdades Integradas Pitágoras, visando facilitar esse acesso, disponibiliza um link em seu portal, contendo um passo-a-passo para os interessados, com informações e esclarecimentos aos coordenadores de cursos, professores e estudantes de todas as áreas do conhecimento.

O Comitê de Ética das FIPMoc também estará esclarecendo as dúvidas pertinentes à submissão de projetos de pesquisa; nesse caso, exclusivamente por meio de mensagens endereçadas ao e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

- Plataforma Brasil Dicas

- Orientações básicas para submissão de projetos de pesquisa

- Termo de Consentimento Livre e Esclarecido

- Modelo Termo de Consentimento Livre e Esclarecido – FIPMoc

- Modelo Termo de Concordância da Instituição para Autorização de Pesquisa 

- Resolução CNS nº 466, de 12 de Dezembro de 2012

- Regimento Interno

- Solicitação de dispensas do TCLE

twitter

instagram

facebook